Aguarde por favor...

5 dicas para fazer o plano de saúde caber no seu orçamento

26 de janeiro de 2017 by admin0
Budget-1200x674.jpg

Escolher um plano de saúde é sempre uma tarefa que merece atenção, não só porque há, no mercado, várias opções de coberturas e de operadoras, mas, também, porque cada plano possui suas particularidades e especificidades.

Preparamos, a seguir, 5 dicas essenciais para ajudá-lo a encontrar um plano de saúde de qualidade que caiba em seu orçamento. Confira!

Budget

1. Determine qual é o seu orçamento disponível

O primeiro passo é avaliar qual é a quantia mensal disponível para o investimento em um plano de saúde. Se você possui uma planilha com seus gastos mensais, inclua, junto a custos fixos como água e luz, por exemplo, o valor do plano de saúde. Isso ajudará a traçar um panorama de seu orçamento total e, ainda, a identificar eventuais desperdícios ou reduções que possam ser realizadas para alocar o valor do plano de saúde em seu orçamento.

Os valores das mensalidades dos planos de saúde variam de acordo com as coberturas oferecidas. Alguns oferecem apenas coberturas básicas, listadas no Rol da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), no entanto, outros oferecem cobertura total em alguns procedimentos, além dos contidos no Rol.

Faça uma pesquisa tendo em mente sua verba disponível, alinhando a expectativa dos serviços do plano ao seu orçamento disponível.

2. Avalie a abrangência adequada

Outro fator que contribui para o valor do plano de saúde é a sua abrangência. Há desde planos que oferecem rede credenciada apenas na cidade onde você mora, até os com abrangência em todo o território nacional e mesmo com vigência internacional.

Para quem viaja com frequência, ter um plano nacional é uma segurança importante de que, onde estiver, poderá contar com a cobertura. Entretanto, se esse não é o seu caso, uma abrangência regional pode ser o suficiente e reduzir o valor da mensalidade do plano para que ele caiba em seu orçamento.

3. Defina as suas necessidades

Um plano de saúde é importante para todos, mas as necessidades de cobertura de serviços variam caso a caso. As gestantes, por exemplo, precisam de um plano que tenha obstetrícia para dar assistência ao bebê. Quanto mais recursos o plano tiver, mais alta poderá ser sua mensalidade e maior o impacto em seu orçamento, por isso, é recomendável buscar por uma opção que atenda às necessidades que realmente são fundamentais para você e evitar as que apresentem serviços e coberturas que dificilmente serão utilizados, ou que não são voltadas ao seu perfil.

Outra questão a ser avaliada é quanto à opção de internação em quarto particular (que possui custo mais elevado) ou em enfermaria de hospital (com valor mais acessível). Há, ainda, opções de planos que oferecem a acomodação em enfermaria, mas com a possibilidade de o usuário pagar a diferença pela internação em quarto particular.

4. Pesquise a credibilidade da operadora e garanta bom custo x benefício

A ANS é responsável por regular a atividade das operadoras de planos de saúde e assegurar que os direitos do contratante sejam protegidos. Assim, ao encontrar um plano com um custo muito inferior, suspeite e confira se a operadora possui algum tipo de restrição junto à ANS ou reputação negativa em mecanismos como o Reclame Aqui. Há casos em que o barato pode sair muito caro. Por isso, antes de fechar negócio, pesquise a fim de encontrar uma operadora idônea e um plano que ofereça um bom custo x benefício para você.

5. Tire suas dúvidas com um consultor

São diversas as opções de planos disponíveis no mercado. Quem não está familiarizado com determinados termos e com a dinâmica de funcionamento desse tipo de negociação pode acabar fazendo uma contratação equivocada. Um consultor especializado poderá orientá-lo sobre os pontos que devem ser considerados e ajudá-lo a encontrar o plano de saúde ideal para suas necessidades e para o seu orçamento.

É possível encontrar um plano de saúde de qualidade e que caiba em seu bolso. O investimento em sua saúde e a tranquilidade que o plano oferece são benefícios que devem ser considerados no momento de planejar o seu orçamento. Dê prioridade para o que realmente lhe traga retorno e segurança.

Você ficou com alguma dúvida sobre o tema? Tem alguma dica extra para encontrar um plano de saúde que caiba em seu bolso? Compartilhe sua mensagem nos comentários.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


logogrupothapymarbranca

O grupo Thapymar está presente no mercado há 22 anos. Inicialmente iniciou suas atividades na cidade do Rio de Janeiro com foco exclusivo na comercialização de planos de saúde. Graças a sua seriedade e compromisso com o cliente, a Thapymar vem crescendo de maneira acelerada desde a sua fundação, se tornando hoje uma referência no mercado de planos de saúde e seguros em todas as cidades onde atua.

© Grupo Thapymar 2017. Design by WebMakers