Aguarde por favor...

Afastamento de trabalho: entenda porque esse é um problema de gestão das empresas

26 de janeiro de 2017 by admin0
Depositphotos_6515825_m-2015.jpg

O afastamento de trabalho é um problema para empresas de todos os portes e segmentos. A ausência de um profissional em seu posto pode causar diversas dificuldades para as organizações que não agem preventivamente para minimizar os impactos gerados pelo absenteísmo.

Confira, a seguir, como esse problema de gestão pode afetar a sua empresa e veja como um plano de saúde empresarial pode ajudá-lo a resolver essa situação.

tired manager at work in white office

O impacto do afastamento de trabalho nas empresas

Para uma empresa, quando há um alto índice de afastamento de trabalho por motivos de doença, além de oneroso, isso pode se tornar uma grande dor de cabeça. Por lei, passados 15 dias de um afastamento por problemas de saúde, o empregado é encaminhado à perícia médica do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Em caso de demora na recuperação ou mesmo para o atendimento médico, a empresa poderá se ver obrigada a contratar outro colaborador para exercer as tarefas em atraso.

Um estudo realizado em uma empresa de construção, por exemplo, revelou que cada afastamento custa, ao todo, mais de R$100 mil para a organização. Dessa forma, a empresa que tem altos índices de funcionários afastados pode acabar tendo não apenas com problemas de produtividade baixa, mas também dificuldades financeiras.

Segundo mostrou uma pesquisa da Universidade de São Paulo, parte dos casos de depressão, que podem ser a causa de afastamento de trabalho, estão ligadas à percepção de que o funcionário tem de pouca valorização e recebe baixa recompensa pelas empresas. Esse sentimento acaba gerando uma queda de produtividade, além de custos extras às organizações.

Situações como essas podem ser minimizadas se o empregador investir no bem-estar do seu funcionário, de modo preventivo, criando ações que demonstrem que ele valoriza seu colaborador.

Como resolver esse problema em sua empresa?

Sempre, a melhor forma é a prevenção proativa, desenvolvendo ações que mostrem uma preocupação com a motivação, satisfação e o bem-estar do funcionário. Nesse sentido, uma medida altamente eficaz é disponibilizar um plano de saúde empresarial para seus colaboradores.

Ele é o benefício mais valorizado pelos funcionários, e funciona como um indicador de que a empresa se preocupa com seu capital humano, oferecendo a segurança de que, em caso de imprevisto, os colaboradores estarão amparados. Essa preocupação a menos faz com que os funcionários sejam mias produtivos e trabalhe motivados.

Além disso, o profissional que realiza checkups regulares não será facilmente pego de surpresa por uma doença ou problema que poderia ser prevenido, o que reduz o absenteísmo organizacional.

Entre as principais causas de afastamento de trabalho estão as doenças de riscos ergonômicos e a sobrecarga mental. Quando o funcionário possui um plano de saúde empresarial, ele pode identificar fatores de risco em seu estágio inicial, conseguindo tratá-los e revertê-los antes que gerem um problema maior que o afaste de seu posto laboral.

E o plano de saúde empresarial pode ajudar não apenas os colaboradores que estão em grupos de risco, mas também atuar evitando que os demais não migrem para essa condição – pesquisa aponta que, anualmente, 10% dos funcionários saudáveis que não adotam cuidados com sua saúde transferem-se para um grupo de alto risco.

Até por isso, ações voltadas apenas para as pessoas com predisposição a alguma doença não são as mais indicadas: o recomendável é que a gestão invista em iniciativas que contemplem a todos os funcionários, entre elas o plano de saúde empresarial.

Ao perceber esses benefícios para todas as partes, cada vez mais as organizações disponibilizam aos seus colaboradores planos de saúde empresariais, seja na modalidade integral ou com coparticipação.

Sabemos que a saúde não tem preço – mas a doença pode custar caro! O absenteísmo e o afastamento de trabalho por motivo de saúde causam problemas tanto para o funcionário quanto para a empresa. Para as organizações, o custo com impostos, contratações e treinamentos emergenciais para suprir a falta de funcionários pode ser alto.

Contratar um plano de saúde empresarial é uma das soluções para atuar de modo preventivo e reduzir os impactos desse problema de gestão, desencadeado a partir da não priorização de ações proativas, como as referentes à saúde dos colaboradores.

O que a sua empresa faz para minimizar os afastamentos de trabalho? Sua organização disponibiliza um bom plano de saúde empresarial para seus funcionários? Deixe o seu comentário!


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


logogrupothapymarbranca

O grupo Thapymar está presente no mercado há 22 anos. Inicialmente iniciou suas atividades na cidade do Rio de Janeiro com foco exclusivo na comercialização de planos de saúde. Graças a sua seriedade e compromisso com o cliente, a Thapymar vem crescendo de maneira acelerada desde a sua fundação, se tornando hoje uma referência no mercado de planos de saúde e seguros em todas as cidades onde atua.

© Grupo Thapymar 2017. Design by WebMakers