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Entenda melhor a reestruturação da Unimed-Rio

23 de março de 2017 by admin0
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A Unimed-Rio existe há 45 anos no mercado. Hoje, possui 5.300 sócios e cerca de 950 mil clientes em todo o Brasil, sendo um dos maiores sistemas de saúde da América Latina e a terceira maior cooperativa da Unimed.

Apesar de ser uma instituição sólida, desde 2014, com a instabilidade do mercado e com a queda do poder de compra do cliente, ela passa por problemas financeiros. Naquele ano, a cooperativa médica registrou prejuízo de R$ 198,6 milhões, sendo este o primeiro resultado negativo desde 2002. Por ser uma cooperativa, R$ 90 milhões foram rateados entre os cerca de 4 mil médicos produtivos da instituição e os R$ 108 milhões restantes foram retirados de um fundo de reserva constituído para atender a essas ocasiões.

Devido a essa crise, que também se tornou política, uma direção fiscal foi instituída pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) com o intuito de buscar melhorias para que os beneficiários do plano não fossem prejudicados. Também, em agosto de 2015, a ANS proibiu a venda de novos planos de saúde em 15 modalidades, isto porque a crise financeira veio acompanhada com a queda do atendimento e um alto número de reclamações.

A seguir, saiba mais sobre o quadro geral da Unimed-Rio e como está ocorrendo a reestruturação da cooperativa. Acompanhe!

Agravantes da crise

Em outubro de 2013, a Unimed-Rio absorveu, entre seus beneficiários, 160 mil clientes da Golden Cross com a compra da carteira de planos individuais.

Além disso, até dezembro de 2014, por um período de 15 anos, investiu em patrocínio ao clube carioca Fluminense. Por último, gastou um grande montante com a construção do hospital próprio, no Rio de Janeiro.

Ações como essa contribuíram para o agravamento da crise enfrentada pela cooperativa.

As soluções

Em 2015, já começaram a ser implementadas medidas para melhorar os indicadores. O resultado operacional foi de R$ 353 milhões, o faturamento de R$ 5 bilhões e o índice de sinistralidade ficou em 79,4%, um pouco abaixo dos 80%, considerado padrão no mercado.

Internamente, esses números ainda são contestados, pois há uma ruptura política na empresa. Em função disso, a ANS acompanha in loco a situação financeira da operadora no Rio de Janeiro e um plano de adequação econômico-financeiro já foi apresentado, por parte da operadora, com uma série de medidas que apontam uma recuperação viável.

Em novembro de 2016, a Unimed-Rio assinou um termo de compromisso com a ANS, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, o Ministério Público Federal e a Defensoria Pública para a implementação de práticas que garantam os direitos dos consumidores de terem um atendimento de qualidade.

A partir desta assinatura, a Unimed-Rio passou a cumprir obrigações, como, por exemplo, apresentar em um prazo máximo de 90 dias o complemento ao programa de saneamento previsto no artigo 8º da Resolução Normativa nº 316/2012, contemplando as medidas descritas na cláusula 1.1, as normas regulatórias até o enquadramento do total de sua dívida, incluindo todo o passivo descoberto e os resultados positivos crescentes, em percentual – este último, durante toda a vigência do termo.

Para que o consumidor não seja prejudicado, além desse acompanhamento próximo da ANS, o Sistema Unimed, representado por um grupo com diversas empresas, está comprometido a assumir a integralidade do atendimento da Unimed-Rio, em caso de descumprimento do acordo, que já está sob analise do grupo de trabalho.

Cabe ressaltar que, independentemente do que ficar definido, o direito do consumidor está assegurado tanto pela a ANS quanto pelo sistema Unimed.

A Unimed é uma das marcas mais reconhecidas e sólidas do Brasil, sobretudo no segmento de saúde. A situação vivenciada pela Unimed-Rio está sendo acompanhada de perto e diversas ações estão sendo implementadas a fim de garantir o atendimento de qualidade que os clientes do plano de saúde esperam e confiam.

Continue acompanhando as novidades sobre a reestruturação da Unimed-Rio e outras novidades sobre o segmento de saúde aqui, em nosso blog. Se você ficou com alguma dúvida, deixe sua mensagem nos comentários ou entre em contato com um de nossos consultores!


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