Aguarde por favor...

Plano odontológico vale a pena?

23 de março de 2017 by admin0
sedation-dentist-salem-or-1200x800.jpg

Ter um sorriso bonito e saudável é uma preocupação recorrente dos brasileiros. Apesar disso, o custo dos tratamentos odontológicos acaba distanciando muitas pessoas dos consultórios de dentistas.

Para manter a saúde bucal, as pessoas estão descobrindo que o plano odontológico vale a pena. Ele é uma maneira de ter um atendimento qualificado sem pagar grandes valores e ainda oferece a facilidade de poder ser contratado junto com o plano de saúde.

Grande parte das operadoras que vendem esses planos também está preparada para oferecer esse serviço, mas é importante saber que ele também pode ser adquirido mediante operadoras independentes. De acordo com levantamento da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), 22,285 milhões de pessoas possuem, hoje, plano exclusivamente odontológico no país.

Mas será mesmo que ter um plano odontológico vale a pena? Veja, a seguir, a resposta para esse questionamento!

Benefícios do plano odontológico

O plano odontológico proporciona a facilidade de realizar visitas regulares ao dentista, seja para que se façam revisões ou para realizar tratamentos mais complexos.

Ao aderir ao plano, você pode fazer quantas consultas achar necessário, bem como tratamentos odontológicos, mas a exemplo dos planos de saúde, há um período de carência que deve ser cumprido antes do aproveitamento completo da contratação.

Para consultas e exames, em geral, é exigida carência de 30 dias. Já para procedimentos mais complexos, como tratamentos de canal e ortodôntico, dependendo do plano, a carência pode chegar a 180 dias.

Para as empresas, a contratação de um plano odontológico pode ajudar a reduzir faltas e afastamentos gerados por descuidos na saúde bucal do funcionário e ser um recurso para atrair e reter talentos.

Custo-benefício do plano odontológico 

Pesquisas apontam que 20% dos brasileiros não vão ao dentista por falta de dinheiro. As consultas privadas individuais podem, de fato, representar um custo alto para a população, sobretudo em um momento em que o poder de compra no país registra queda. Entretanto, o que muita gente não se dá conta é que prevenir é mais barato e seguro do que remediar, e que os planos odontológicos podem, no final das contas, representar uma economia significativa.

As mensalidades dos planos odontológicos costumam ser mais acessíveis. É possível contratar um plano a partir de R$ 21,90, por exemplo. Somando esse valor ao longo do ano, geraria um custo de R$ 263. Se avaliarmos uma única ida ao dentista, dependendo do profissional, isso pode significar a metade desse valor ou até um pouco mais.

Cabe ressaltar, ainda, que além de todos os benefícios à saúde, trazidos pela possibilidade de ter um bom atendimento por um custo mais baixo, ainda, de acordo com o regulamento do Imposto de Renda, as despesas médicas, como são consideradas custos operacionais, também podem ser declaradas para o Leão.

Cuidados na hora de contratar um plano odontológico

Na hora de avaliar se o plano odontológico vale a pena, primeiramente, consulte o site da ANS para descobrir a situação do plano escolhido. Depois, não se esqueça de fazer uma pesquisa de preço e analisar o cadastro de reclamações nas entidades de defesa do consumidor, para evitar, assim, eventuais problemas.

Cabe ressaltar que próteses e implantes dentários não têm cobertura deste tipo de plano, por serem considerados tratamentos estéticos. Muitas operadoras recusam-se a cobrir os custos de alguns tipos de radiologias, como, por exemplo, as panorâmicas. Serviços ortodônticos que exijam um tratamento em longo prazo também não costumam ter cobertura.

Outra dica importante é ler com atenção o contrato antes de assiná-lo e se ao longo da utilização do plano odontológico algo não ocorrer como o que foi acertado previamente, os clientes devem solicitar o cancelamento do mesmo. Esse é um direito adquirido e amparado pela ANS, principalmente se o problema ocorrer devido à falta de informação no momento da contratação.

Conclusão

As visitas regulares ao dentista contribuem para se ter um sorriso impecável, evitar doenças na região da boca e dores e sensibilidade nos dentes, falhas na mastigação e até mesmo problemas maiores de saúde – você sabia, por exemplo, que 45% das doenças cardíacas têm origem na boca?

Ter um plano odontológico torna essas visitas regulares e preventivas mais acessíveis e ajudam as pessoas a fazerem um uso inteligente de seus investimentos em saúde. Tendo a segurança do plano, não será necessário utilizar suas economias em procedimentos de emergência oriundos de descuido com a sua saúde bucal, por exemplo, gerando um custo alto em um tratamento particular.

Você ficou com alguma dúvida se o plano odontológico vale a pena? Está pensando em contratar um plano odontológico? Deixe sua mensagem nos comentários!


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *


logogrupothapymarbranca

O grupo Thapymar está presente no mercado há 22 anos. Inicialmente iniciou suas atividades na cidade do Rio de Janeiro com foco exclusivo na comercialização de planos de saúde. Graças a sua seriedade e compromisso com o cliente, a Thapymar vem crescendo de maneira acelerada desde a sua fundação, se tornando hoje uma referência no mercado de planos de saúde e seguros em todas as cidades onde atua.

© Grupo Thapymar 2017. Design by WebMakers